quinta-feira, 29 de março de 2012

Entrevista: Revolver (Blumenau)


   

       Em meados de 2002 Blumenau viu nascer à banda Revolver, que atualmente é formada por: Aroldo(Violão/Vocais),  Pití(Guitarra/Vocais), Baiano(Violão/Vocais), Zucki (Baixo), Schnaider (Bateria) e Jackson(Gaitas/Vocais). Eles sempre contam com a ajuda do musico blumenauense Orly(Voz/Guitarra)  (o qual citaremos em outro Post). Revolver conta com três CD’s já lançados, o primeiro intitulado “Palavras de Vidro” foi lançado em 2007 o segundo, “Desejo” lançado em 2009 e o terceiro e mais atual, “Rodar” que foi lançado em 2011.
     A banda, na qual tive oportunidade de conhecer e ir à seus shows, demostra um Rock’n Roll puro, simples e muito envolvente. Revolver teve participação no movimento MPBLU (que foi citado na entrevista com Daian Schmitt). Em seus shows, apresentam várias releituras de grandes artistas como: Raul Seixas, Neil Young, Chuck Berry, entre outros. As músicas criadas pela banda retratam os sentimentos humanos, tais como medos, desejos, sonhos, angustias entre outros, vistos dos olhos dos compositores. Demostram também indignação e revolta social, tal como citado nas músicas “Tudo Parece Normal” e “Nada de Novo no Fronte”. Entrando em contato com Aroldo, conseguimos uma breve conversa com esse grande amigo, que você pode conferir abaixo:


  1. Bom Aroldo, podes contar um pouco pra nós sobre a história da banda? E quais influências vocês tem?
    Então Felipe, eu costumava tocar violão em bares e praças da cidade e fui conhecendo pessoas com objetivos parecidos e que gostavam do tipo de som que  eu levava. Até que lá pelo o ano de 2002, conheci o pessoal que formou a banda comigo. A partir daí, começamos a ensaiar e iniciamos nossas primeiras apresentações em alguns espaços alternativos. Nessa mesma época em parceria com outros músicos e artistas, criamos o MPBLU (Música e Poesia Blumenauense), onde tínhamos como principal foco a divulgação da música autoral.
    Nossas influências sempre foram o Folk, o Country, o Blues e o Rock and Roll. Na parte de artistas seriam, Bob Dylan, Neil Young, Johnny Cash, Chuck Berry, Raul Seixas etc... Além de nossas músicas autorais, sempre fazemos releituras desses artistas em nossas apresentações.


  1. E as musicas próprias, qual o processo de criação e quem são os compositores?
    Todos da banda compõem. Alguns mais letras, outros mais músicas. Eu, por ser o vocalista principal, fiz a maioria e me preocupo mais com as letras. Geralmente uso melodias e estruturas simples do Folk, ou do Blues. Não tenho um processo de criação definido e escrevo sobre vários temas. Leio muita poesia clássica e isso às vezes aparece em minhas músicas.
    Tento passar um pouco sobre esses tempos de liberdade vigiada que estamos vivendo, onde as pessoas vivem apenas de aparência e agem como se nunca fossem morrer. Enfim, quem escutar atentamente nossas músicas vai perceber que tem muita coisa ali que não é só essa banalização tão em moda hoje em dia.

  1. Pelo que sei a banda esta firmada no Underground, em sua opinião, como anda essa Cena aqui em SC?
    Estamos no undergound do underground. Não é o que gente queria, gostaríamos de tocar para o maior número de pessoas possível, mas você sabe como são as coisas em Santa Catarina e no Brasil. Quem tem algo a dizer é bloqueado pelos meios oficiais. Nós sempre fomos boicotados, inclusive por setores ditos "alternativos". Além desse boicote das grandes corporações, também existe um boicote por parte de um certo “underground oficial”.
     Então, o que eu vejo hoje nessa cena catarinense, com raras exceções, são bandas que estão mais preocupadas com o corte de cabelo e em aparecer pras menininhas, do que com um comprometimento verdadeiro com a música. Isso tudo é passageiro e a maioria dessa galera logo vai estar administrando os negócios do papai.

  1. As apresentações nas casas de shows em Blumenau são satisfatórias? O que você acha que deve mudar?
    Em alguns lugares sim, em outros não. Há poucos espaços aqui e a maioria, pra não dizer todos, são voltados pra quem toca cover.Não há espaço pra música autoral aqui. Eu posso dizer que nós mudamos algumas coisas, por ex.: quando começamos o que tinha eram bandas pop tocando coisas tipo Jota Quest, Capital Inicial e afins. Nós chegamos com Dylan e Rock and Roll dos 50 e 60. Hoje o que mais tem é gente "tentando" tocar esse tipo de som e nem preciso dizer que nós ficamos de fora do circuito né?
    O que deveria mudar são essas atitudes dos monitores de cultura. Existe muito monopólio, muita panelinha, eu acho um saco. Não entendo como as pessoas se sujeitam a fazer essas coisas, talvez por medo, falta de imaginação ou o que é pior... falta de talento. O que se pode fazer é continuar tocando nos poucos lugares em que a gente é tratado como profissional e fazermos bem feito o que nos propomos a fazer.

  1. Revolver lançou 3 CD’s até agora, como o pessoal pode fazer pra ter acesso a esses materiais?
    Nosso primeiro CD "Palavras de Vidro" está esgotado, mas quem quiser pode baixar todas as músicas no http://palcomp3.com/revolverbnu - Há músicas dos outros dois lá também. Para quem quiser comprar os outros tem um jeito que seria, ir em algum de nossos shows e é só chegar e falar com alguém da banda que vai estar na mão.

  1. Podes adiantar pra galera alguma novidade sobre os projetos futuros?
    No momento estamos divulgando nosso último CD "Rodar" que foi lançado o ano passado e nos preparando para gravar o próximo. Estamos com as músicas compostas e começando a trabalhar nos arranjos.
    No próximo dia 14/04, tocaremos no Circo Acústico, evento que vai celebrar o Rock Na Rua que foi o que originou o Skol Rock, em Blumenau. Nesse dia será lançado um CD com a participação de seis bandas e duas músicas nossas estarão nele.

  1. O Blog Catarina Musical agradece e deixa essa ultima questão em aberto pra você se expressar.
    Eu gostaria de agradecer a vocês em nome da banda e desejar sucesso e vida longa ao Catarina Musical. Acho super importante pras bandas e paras os músicos catarinenses, que tem um trabalho autoral, um espaço como esse. É dessas iniciativas que precisamos. 
    Parabéns pelo projeto e sucesso!!!










Curta a FAN PAGE da banda Revolver:


Myspace da banda:


Palco Mp3:



Contato:

aroldorevolver@yahoo.com.br





Nenhum comentário:

Postar um comentário