segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Expresso Rural ( "Expresso")




    Pra começar, vamos de Expresso Rural. Por que começar de Expresso Rural? A banda é uma das únicas de Santa Catarina que fez sucesso Nacional e Internacional. O que me leva a pensar, “pelo menos temos um exemplo a ser seguido”. Uma referência, não na questão musical, mas sim no poder cultural que SC tem em mãos. Mas e quem é essa tal banda Expresso Rural?

    A banda Expresso Rural foi uma (se não a única) das bandas catarinenses a terem destaque nos anos 80. 
Surgiu em 1983, quando Daniel Lucena e Zeca Petry se conheceram. Naquela época Floripa vivia um grande momento na musica catarinense, onde vários festivais de musica estudantil ocorriam. Fortemente influenciados pelas bandas 14 Bis e Boca Livre, com base no Country, mas com a idéia voltada para o Rock Rural. Em 1983, após ter tocado praticamente em todo estado e também em São Paulo, lançaram seu primeiro Disco “Nas Manhãs do Sul do Mundo”.  No final do ano de 1983, Zeca Petry se afasta da banda, que passa a se chamar “Expresso”. 

    Em1985, lançam seu segundo LP, “Certos Amigos”. O que leva o grupo a ter, no ano seguinte, uma experiência na Espanha. Em 1986, Daniel Lucena, se afasta do grupo. Norton Makowiek entra nos Vocais, e eles partem para Inglaterra para gravar o que seria o terceiro Disco. Mas problemas no país adiaram o lançamento, sendo assim, acabam por fazer um trabalho conjunto com a banda “Tubarão”. A banda Tubarão também fundada em Floripa, tendo Maurício Cavalheiro nos Vocais. O terceiro disco seria intitulado, “Impar”. Em 1991, após algum tempo estacionada, a Banda se reencontra para um único show de comemoração de 10 anos, na cidade de Florianópolis. O encontro foi gravado dando vida ao quarto Disco da Banda, “Expresso– Ao Vivo”. Seu quinto e ultimo Disco (até agora) Intitulado, “Romance em CasaBlanca” foi gravado em 1992. Romance em Casa Blanca foi lançado em LP e CD. Foi o primeiro Compact Disc, em 1992, lançado por uma banda Pop catarinense.

     Em 2005 o grupo se reúne para mais um show de reencontro, gravando assim um especial de TV, mas a triste ida de Marcio Correa (teclados) interrompe os planos do Grupo. Em 2007, O Expresso Rural, volta com nome e formação original em um show em Floripa. O que era apenas uma apresentação acaba se tornando uma mini turnê. A banda então segue em frente, com novos projetos e novas apresentações.




Para conhecer mais da banda acesse:


DISCOS:

 









Nenhum comentário:

Postar um comentário